Projeto Ecosol-EJA


318183_393614217317316_226891887322884_1506585_1753503485_n.jpg1. Objetivo

O objetivo principal do Projeto ECOSOL EJA é a formação de professores da rede pública de ensino em Economia Solidária, especificamente para aqueles envolvidos nas iniciativas de Educaçãod e Jovens e Adultos - EJA.

2. Execução

Para a execução deste projeto, foram pensadas diversas formas de atuação. Uma delas é a confecção de um material didático, por parte da ITES/UFBA, que será utilizado nas ações de formação dos professores, além da preparação de um livro com as experiências que integram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Economia Solidária (ECOSOL). Também faz parte das iniciativas desta ação a oferta de cursos sobre economia solidária para os professores da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

3. Histórico

O Projeto ECOSOL-EJA é resultado de um edital lançado no ano de 2009 por meio de uma parceria entre o Ministério do Trabalho (Secretaria Nacional de Economia Solidária) e o Ministério da Educação (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), que tem como objetivo o apoio, fomento e disseminação da Economia Solidária articulada com a Educação de Jovens e Adultos.
Tem como proposta a formação de professores da rede pública de ensino em Economia Solidária, especificamente para aqueles envolvidos nas iniciativas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a elaboração de material didático formativo com a referida temática, para a utilização em turmas do EJA.
Diversas escolas da rede pública municipal e estadual participaram do Curso de Extensão em Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos promovidos pela ITES/UFBA, durante o mês de março e julho de 2012. A primeira turma foi constituída por coordenadores, gestores da rede pública de ensino que atuam na EJA e educadores populares dos territórios de atuação da ITES/ UFBA: Saramandaia/ Pernambués (Salvador), Matarandiba, Barra do Gil e Tairu (Vera Cruz), Santa Luzia (Simões Filho). A primeira etapa ocorreu no período de 19 a 23 de Março, na Faculdade de Administração da UFBA em Salvador, e a segunda etapa das oficinas no período de 11 de Abril a 18 de Junho de 2012 em suas respectivas escolas. Na segunda turma participaram profissionais de educação das escolas dos municípios de Feira de Santana, Santanopólis e Irará realizada no período de 09 a 13 a julho e a segunda etapa das oficinas no período de 25 de Julho a 20 de Setembro de 2012.
Professores e gestores vivenciaram na segunda etapa do curso oficinas de natureza teórico-prática e que foram desenvolvidas nas escolas dos municípios contemplados. Como articulação das experiências de Economia Solidária nos municípios e a comunidade escolar foi realizadas mostras de Economia Solidária nas cidades de Irará, Vera Cruz, Simões Filho e Feira de Santana.

4. Coordenador Geral

Prof. Genauto Carvalho de França Filho

5. Equipe

Ana Cláudia Andrade Gonçalves

Andréia Cardoso Silveira

Ian Requião de Castro

Ives Romero Tavares do Nascimento

Ivonne Paola Requena Guzmán

Jaqueline Dourado do Nascimento (Coordenadora Executiva)

Joedson Brito dos Santos

Karina Ferreira dos Santos Soares

Liane Cortes Almeida

6. Instituições Parceiras/Apoiadoras
Ministério da Educação