Próximo Encontro da Rede Baiana de BCDs

Fonte: Ives Tavares e Leonardo Leal

bancos_4.jpg
Com o tema "construindo uma articulação em rede", os bancos comunitários realizam na comunidade de Matarandiba em Vera Cruz/BA, Ilha de Itaparica, o IV Encontro da Rede Baiana de Bancos Comunitários nos dias 20, 21 e 22 de setembro.
Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) são práticas de finanças solidárias, baseadas na gestão de serviços financeiros em comunidades empobrecidas, através de processos associativos de autogestão local. Tais práticas estimulam processos de desenvolvimento comunitário, articulando diferentes mecanismos de inovação social, como: o uso das moedas sociais, a constituição de circuitos de microcrédito solidário e a instituição de espaços públicos de diálogo.
Desde a constituição do primeiro banco comunitário baiano, em 2005 (Eco Luzia), muitas ações já foram realizadas para fortalecer a prática dos bancos e suas comunidades. Logo, o IV Encontro da Rede Baiana de Bancos Comunitários é fruto do esforço realizado por cada banco. Nesse encontro, vamos buscar fortalecer a nossa rede, trocar experiências, conhecer outras e lutar por políticas públicas de apoio. Serão 3 dias de encontro com a presença de 7 bancos comunitários (Eco Luzia, Ilhamar, Guine, Casa do Sol, Fonte de Água Fresca, Cidadania Quilombola e Bamex), promovendo um espaço de formação, integração, intercâmbios culturais, articulação política e festa. Ainda teremos a participação de vários convidados como a Superintendência de Economia Solidária, Caixa Econômica, Fórum Baiano de Economia Solidária, Fórum Costa dos Coqueiros, Associação Santa Luzia, Grupo de Investimento Coletivo e os Fundos Rotativos Solidários.
Esperamos todos e todas para compartilhar mais esse momento de construção das finanças solidárias e economia solidária na Bahia!

Comentários

Sem cometários ainda. Seja o primeiro!

Para fazer comentários é necessário ser registrado no Site.